top of page
Foto do escritorCarolina Ures

A Nefrolitíase

Atualizado: 27 de dez. de 2021

O Cálculo renal é umas das afecções comuns do trato urinário, a prevalência atinge cerca de 5 a 10 % da população, predominante em homens. São pequenos cristais que podem acumular e depositar em qualquer parte do trato urinário.


O diagnóstico pode ser acidentalmente visivelmente em exame de imagem, ultrassom ou tomografia de abdome, ou geralmente quando ocorrem os episódios de cólica renal.


Quais os sintomas de Cálculo Renal?


Pode ser assintomático, ou pode gerar dor quando a pedra migra na via urinária na tentativa de “expulsão” ou quando ela não consegue ser expelida e obstrui a via urinária.

Quando geram os sintomas é chamada de Cólica Renal, ocorre uma dor lombar intensa podendo irradiar para região de bexiga e também causar: febre, náuseas, dor ao urinar, sangue na urina.


Quais as causas do Cálculo renal?


Existem vários fatores que predispõe a formação desses cálculos.


- Pouca ingesta de água

- Histórico familiar: Algumas pessoas geneticamente são mais predispostas a obter cálculo renal.

- Hipervitaminose D

- Suplementação a base de Cálcio e Vitamina C

- Medicações

- Obesidade e Síndrome Metabólica

- Doença inflamatória intestinal

- Cirurgia bariátrica

- Hiperparatireoidismo primário

- Infecção do trato urinário de repetição


Você sabe a importância da Nefrologia no tratamento do Cálculo Renal?


A nefrologia é essencial para abordagem dos Cálculos renais, agimos tanto no diagnóstico quanto na prevenção na formação desses cálculos.

Existem pacientes com vários fatores preexistentes na formação desses cálculos. Dessa forma, nas consultas nefrológicas identificamos o que pode estar causando, e qual tipo de cálculo que pode estar sendo formado.


É ideal a realização tanto de exames séricos laboratoriais quanto urina de 24 horas para investigação.


Os cálculos mais comuns são formados por deposição de cálcio, composto por oxalato de cálcio, 70 a 80 % . Cálculos de ácido úrico em torno de 15%. Menos comuns cálculos de apatita (fosfato de cálcio ) e Estruvita ( fosfato amoníaco magnésio).



52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page